Parintins 2008... A festa vai começar!




Nos dias 27, 28 e 29 de Julho a Band transmitirá em HD TV o maior Festival Folclórico do Mundo para todo o Brasil. Poucas horas de sono e muita alegria é o lema da galera que curte o Festival Folclórico de Parintins. Desde as primeiras horas do dia até a alta madrugada, as mais de cem mil pessoas que invadem a cidade nestes três dias, se integram aos habitantes da ilha e juntos, protagonizam uma verdadeira maratona de diversão. Seja na praça central da cidade, seja nos bares o povo faz a festa, com muito bom-humor, despojamento, diplomacia e simplicidade.

Na Praça dos Bois, a tradicional Festa dos Visitantes, que acontece na noite anterior ao primeiro dia de apresentação, reúne a multidão que já marca presença na cidade. Também no dia que antecede à abertura oficial do Festival, a pacata pracinha da Catedral de Parintins vai se transformando no epicentro do agito “pós- Bumbódromo”. Quase como num rito de passagem, uma multidão de pessoas munidas de vassouras e sabão se engaja numa mega operação de limpeza dos chafarizes, que se transformam à noite numa pista de dança cibernética, com direito a globos prateados giratórios e canhões de luzes. Neste setor da praça, a batida eletrônica comanda a galera.



A poucos passos dali, literalmente no meio da rua, um potente equipamento de som instalado na mala de um carro faz o povo balançar com música baiana, calipso, forró e funk. Para aqueles que preferem continuar dançando ao som das toadas dos Bois, a boa pedida é alongar um pouco mais a caminhada e conferir os shows que rolam no palco montado na lateral direita da igreja, onde as principais bandas e vozes regionais se apresentam acompanhados de dançarinos.

Durante o dia, debaixo de um sol escaldante, a festa continua em dois dos mais tradicionais bares: Chapão e Comuna’s. Localizados respectivamente nos territórios azul e vermelho da cidade, eles foram durante muito tempo o retrato da divisão acirrada entre as duas “galeras” do Garantido e Caprichoso.

E como a Band trfansmite as três noites de festival este ano, resta esperar e conferir o espetáculo que com certeza encantará o Brasil inteiro diretamente da Ilha Tupinanbarana...

Agradecimentos: Luana Dias

0 comentários: