5 dicas para economizar combustível



1º. Truque:

*Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível*.*

A temperatura ambiente e a do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio-dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.

2º. Truque:

Quando for pessoalmente encher o tanque, *não aperte a pistola ao máximo* (pedir ao frentista no caso de ser servido).

Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encher o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, voltando pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação.

3º. Truque:

*Encher o tanque antes que este baixe da metade*.

Quanto mais combustível tiver no depósito, menos ar haverá dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

4º. Truque*:

Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois*.*
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque abastecendo os seus depósitos subterrâneos, ou que acaba de reabastecê-los, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante seja agitado e os sedimentos assentados no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

5º. Truque:

*Calibre os pneus uma vez por semana.

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