Removendo "Código Malicioso" que afeta Orkut



Apesar do susto que todos devem ter tomado (eu tomei, mas resolvi em poucos minutos), a boa notícia é que o “vírus” não causa mal algum ao computador infectado, muitos perfis de usuários ficaram travados porque o Orkut automaticamente bloqueia o usuário que manda scraps para mais de 300 amigos em pouco tempo, e isso fez com que muitas pessoas achassem que suas senhas tivessem sido roubadas, o bloqueio dura de 1 a 6 horas. Na verdade não é o tal código que causa o problema, e sim a própria defesa contra spans que o Orkut tem.

Apesar de muitos não acreditarem, o js tem poder para muita coisa, inclusive para controlar o Orkut. Foi por isso que o próprio passou a bloquear códigos js… porém foi em vão. O tal cara com nada pra fazer em casa, colocou uma animação em flash que escreve o tal código java script. Pronto! Mais uma vez o Orkut e seus membros foram enganados!

Mas não tem porque se preocupar, isto se resolve de maneira muito rápida pois seu PC não foi infectado, apenas um código .js estão sendo executado automaticamente pelo seu navegador.

Para quem tem o Internet Explorer, faça o seguinte:

1. Clique na aba “Ferramentas” do seu Internet Explorer. Se a sua versão é a 7, ela só aparece se você apertar o botão “Alt”.
2. Em seguida, abra “Opções da Internet” e clique na aba “Segurança”.
3. Surgirá um ícone intitulado “sites restritos”. Clique nele e em seguida em “sites”.
4. Digite na caixa “geocities.yahoo.com.br” sem as aspas, e clique em”Adicionar”.
5. Pronto. VocÊ já pode navegar no Orkut sem espalhar esse “vírus”.

Caso você use o navegador Firefox, é bem mais simples:

Use o plugin Flashblock, disponível em https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/433
assim a animação em flash não conseguirá escrever o código, e seu Orkut estará livre desta brincadeira de mau gosto.

0 comentários: