Anti Vírus: existe um melhor?



A pratica de 25 anos lidando com vírus tem me mostrado que aquele anti vírus que considerávamos o melhor, o mais eficiente no ano seguinte já não é mais, ou aparece um outro melhor no mercado.E para quem lida com segurança é importante estar sempre atualizados quanto aos melhores produtos do momento.

Em aguns fóruns, pessoas sem o menor embasamento recomendam o anti vírus que estão usando, porque, conforme eles, seu computador não pegou nenhum vírus. Como assim não pegou,? Isso quer dizer que seu anti vírus não detectou não que não o tenha. Cansei de ver maquinas de meus clientes que aparentemente não tinham nada, mas ao colocar um anti vírus decente aparecem aos montes.Os virus não vem com um letreiro: Oi mamãe estou aqui neste computador !!!!!

Existem também os anti vírus da moda, isso aconteceu com o Macfee, durante uma época já remota para os parâmetros da informática, foi logo destronado pelo Norton Antivurus, que mostrou ser mais eficiente,porém em versões posteriores ficou ruim e pesado e até hoje o produto do Peter Norton não levantou cabeça. Ai surgiu o reinado do Avg e Avast, não sei se pelo fato de serem gratuitos, mas o fato é que foram muito utilizados e ainda são. Não ficaria com nenhum dos dois, mas se estivesse em uma ilha deserta e tivesse que escolher ficaria com o segundo. Se pega-se algum virus colocaria a culpa no “Sr. Wilson”, que com certeza fica entrando em sites suspeitos enquanto vou dormir.

Brincadeiras aparte, se quiser realmente saber o melhor antivírus do momento pesquise em sites especializados que se dedicam exclusivamente a fazer testes comparativos entre os diversos produtos existentes e os novos que aparecem.

Nos anos 2005 a 2007 dois se destacaram sempre nas primeiras posições, o Kaspersky, de origem Russa, e o Nod32 de origem Tcheca. Apesar de o Kaspersky ser um pouco melhor usei durante um bom tempo o Nod 32 por ser mais leve e rápido nas varreduras e também mais simples de usar, algo que pesa quando se trata de usuários leigos. È terrivel quando um usuario se depara com um aviso desconhecido do seu antivirus e sem saber o que fazer vão logo ligando pro técnico que o instalou, não importando se for um domingo tarde da noite como já me sucedeu diversas vezes.

No ano de 2008 o Nod32 deixou a desejar, o programa foi atualizado mas ficou pior em vez de melhorar.Foi logo substituído pelo Avira em minha preferencia, um excelente produto, que tem uma versão gratuita para uso domestico, a versão Premium é melhor, mas tem que pagar, mas a gratuita da conta do recado. O Kaspersky se manteve entre os melhores produtos durante todos esses anos, mas sempre, para mim, com o problema de ser um pouco pesado, mas sem duvida um dos melhores.

Neste ano de 2009 nas varias pesquisas que realizei em sites especializados me deparei com um antivírus desconhecido no primeiro lugar em quase todos os rankings analisados, se trata do G data. Vale a pena baixar e comparar... Atualmente estou em fase de testes com ele depois de baixar seus quase 300 Mb. Outro já velho conhecido que galgou postos e se encontra hoje entre os primeiros da lista é o antivírus Finlandês F-secure. Outro para ficar de olho são o Trustport e a nova versão do Macfee que melhorou muito com a nova tecnologia "Artemis".

São varias as empresas que se dedicam a fazer este tipo de comparativos, geralmente dependendo de quem fez os testes os resultados diferem, com pequenas diferenças. Em alguns o G-data fica em primeiro e o Avira segundo, em outro se da o inverso. Isso porque existem fatores que pesam no critério e são diferentes em um ou outro comparativo. È o que acontece com os falsos positivos, que tem peso negativo diferente para um ou outro comparativo.Falso positivo é quando o antivírus aponta um aplicativo como sendo um vírus , quando na verdade ele não é. Vocês já devem ter visto isso quando perderam aquele crack ou keygem de seu programa pirata, eliminado por seu antivírus. Como ele é um programa de origem duvidosa você acredita que seja vírus, mas pode que não seja. Ele pode fazer o mesmo com outros programas que você comprou legalmente, por exemplo, programas de acesso remoto. O falso positivo pesa negativamente na avaliação de um antivírus, e com razão.

Se quiser ver um desses comparativos de uma olhada neste link (PDF em espanhol), mas lembre, existem vários deles, com resultados divergentes. Porem os primeiros são sempre os mesmos, mesmo com alternância nas posições.

1.- G-DATA
2.- AVIRA
3.-TRUSTPORT
4.- KASPERSKY
5.- MACFEE

0 comentários: