Salvando emails e contatos no Outlook



O Outlook (o do pacote Office, não o Outlook Express) armazena as pastas em um único arquivo de extensão .PST. Assim, a forma mais simples de backup seria localizar e salvar esse arquivo. Você pode usar o comando Localizar Arquivo do Windows Explorer e procurar por todos os arquivos *.PST. (Se não estiver localizando, entre em Windows Explorer, menu Ferramentas, Opções de Pasta, guia Visualizar, e tire a seleção de "Esconder extensões de arquivo para tipos conhecidos", que ele passa a mostrar os nomes de arquivos com a extensão). Normalmente, ele chama-se Outlook.pst, e fica no diretório C:WindowsApplication DataMicrosoftOutlook. Porém, se você deseja fazer backup de uma pasta específica, como por exemplo, apenas os "Contatos", entre na pasta e utilize o comando do Outlook: menu Arquivo, Importar e Exportar, gerando um arquivo PST que contém apenas aquela pasta.

Caso você utilize o Outlook Express (que é instalado junto com o Internet Explorer), o arquivo de contatos tem a extensão .WAB (de Windows Address Book - livro de endereços do Windows). Ou você faz backup deste arquivo, ou então basta utilizar um comando do próprio Outlook Express: escolha o menu Arquivo, Exportar, Catálogo de Endereços. No tipo de arquivo, selecione Arquivo texto (separado por vírgulas). Escolha um diretório para o backup, dê um nome para o arquivo e clique em exportar. Se precisar fazer o caminho inverso, basta utilizar o menu Arquivo, Importar, Catálogo de Endereços, e apontar seu arquivo de backup.

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